Permuta: a nova adaptação do mercado imobiliário
03/02/2016
Quem acompanha as notícias do Resumo Imobiliário, sabe que está sempre a frente de futuras tendências e expectativas do setor. Desde o início de minha vida profissional no mercado imobiliário, procuro prever os próximos passos desta seção tão volátil. Em 2015, abordei alguns temas que começavam a brotar, ou sequer tinham apresentados aos seus colaboradores. Dentre os assuntos, destaco as seguintes matérias:
1) Será que entramos no período das locações?
2) Distratos: o gargalo do mercado imobiliário.
3) O mercado imobiliário e os dilemas da próxima década.
4) Qual o futuro do Minha Casa Minha Vida?
No dia 27 de dezembro de 2015, escrevi uma matéria para o Jornal O Globo que terminava da seguinte forma: “Afinal, a única certeza que temos, e comprovadamente descrita em nossa história, é que o mercado imobiliário não para, ele apenas se adapta a cada dia”. E como vivemos num mundo passível a bruscas e rápidas alterações, gostaria de dividir com os leitores a próxima tendência do mercado imobiliário: a popularização da permuta.
Permuta, troca, câmbio, comuta ou escambo é o contrato pelo qual as partes se obrigam a dar uma coisa por outra, podendo ter ou não algum complemento em moeda corrente.
É um contrato bilateral, oneroso, comutativo, translativo de propriedade no sentido de servir como títulos adquirindo, gerando, para cada contratante, a obrigação de transferir para o outro o domínio da coisa objeto de sua prestação.
Em uma análise macroeconômica, estamos passando por um momento recessivo, aliado à alta taxa de desemprego e crédito caro. Simplificando, o dinheiro está mais difícil. Quem possui moeda corrente para gastar, tende a fazer propostas mais agressivas, forçando o valor do bem para baixo. Entretanto, nem todos cairão na tentação do pagamento em dinheiro. E para esses, sobrará a possibilidade da permuta.
Antes vista como a última possibilidade de negócio, nos próximos meses se tornará uma das principais mantenedoras do mercado de imóveis, principalmente àqueles que já estão prontos. Está na hora de aceitar a probabilidade de se realizar compra e venda através de permuta imobiliária.
Se você quer vender seu imóvel para adquirir outro, o que impede em fazê-lo através de permuta? Enquanto tivermos que enfrentar um período de escassez financeira, pense na troca. Com certeza, os frutos serão colhidos das mesma forma.
O recado também serve para corretores e imobiliárias. Atualizem-se quanto às condições de compra e venda no módulo de permuta. Leia e estude mais sobre o assunto para que possa esclarecer as dúvidas de seus clientes. Desmistifique a negociação por troca, pois com certeza será uma das saídas para o marasmo de nosso setor nos próximos anos.